Afeto: um bem mais que necessário, fundamental
Por Vittória Cataldo
Personagens e situações fictícias
Temos hoje aqui duas senhoras. Simpáticas e vaidosas. Olá senhoras, como vão?
— Eu estou bem. É um prazer estar aqui. — Diz a senhora do meu lado direito. Seu nome é Aparecida.
— Tudo bem. — Disse a senhora do meu lado esquerdo, sem ânimo. Cristina é o seu nome.
Conseguem visualizar a cena? Sim. Ótimo. Estamos no caminho certo. A bem humorada e com um sorriso no rosto, Aparecida, está na Residencial Bem Viver, uma casa de repouso para idosos na zona leste. A da esquerda e de cara fechada não tão simpática, Cristina, está em uma outra casa de repouso.
— Senhoras, como foram o dia de vocês hoje?
— Foi ótimo. Fiz várias atividades recreativas e recebi a visita da minha família. — Aparecida responde.
— Eu fiz o que tinha que fazer. — Cristina disse como resposta.
Viram só? Uma grande diferença. É nessa diferença que eu quero chegar. E tudo é uma questão de afeto. Isso mesmo. O afeto. Podem chamar de carinho se preferirem, mas o afeto é fundamental para o bem estar dos idosos.
Ter um familiar idoso residente em uma casa de repouso é saber que ele está recebendo excelentes cuidados. Mas, é importante visitá-lo sempre que possível, pois o afeto e o amor da família são fundamentais para o bem estar dos idosos. E a Residencial Bem Viver entende e faz questão disso.
Dar afeto é uma troca e o ganho emocional é mútuo. Mas os benefícios se estendem também para a saúde do idoso que recebe a visita. A integração social do idoso estimula as funções cognitivas, alivia os sinais de depressão e diminui os índices de infecção. Manter uma boa comunicação com os familiares, fazendo as visitas aos idosos nas casas de repouso, cria a oportunidade de acompanhar sua saúde, segurança e bem-estar, além de trazer o sentimento de importância.
A presença da família pode ajudar o idoso a relembrar memórias positivas, estimulando a memória em si. Visitar seu familiar idoso na casa de repouso irá fazê-lo mais feliz, seja para criar uma festa alegre e memorável, um passeio silencioso ou simplesmente dividir um momento em família com comida e diversão.
Por isso Aparecida tem um humor ótima e Cristina nem tanto. Entenderam a diferença? A Residencial Bem Viver entende. Entre em contato e venha nos conhecer.
— Foi um prazer senhoras… até a próxima.
13/02/2019