Como amenizar os impactos da quarentena na saúde mental dos idosos?
Texto por Débora Ildefonso
Desde que a pandemia do coronavírus se espalhou pelo mundo, o isolamento social é a medida provisória recomendada pelos especialistas de saúde. O problema é que isso pode ser muito tedioso e solitário para todos nós. Mas os idosos podem sofrer ainda mais com essa temporada de quarentena, já que essa solidão pode deixá-los ansiosos e afetar a saúde mental.
O isolamento pode trazer diversas consequências negativas para a saúde mental, já que as pessoas podem se sentir muito sozinhas, ansiosas e até mesmo sentir que foram abandonadas. Neste momento, é importante dar o máximo de atenção possível aos idosos que diariamente convivem com essa sensação quando moram sozinhos.
Por serem o principal grupo de risco do COVID-19, os idosos acabam ficando totalmente isolados, sentindo falta dos amigos, familiares e ficando tristes. Para amenizar os impactos da quarentena na saúde mental das pessoas mais velhas, é preciso tomar algumas precauções e dobrar a atenção quanto ao comportamento do idoso.
O que fazer quando o idoso está isolado na minha casa?
A rotina de todos nós mudou muito desde o início da quarentena. Se na sua casa existem idosos que costumavam sair para visitar amigos e parentes, agora devem estar muito ansiosos com o isolamento. Por isso, assim como a rotina alguns hábitos devem mudar para não afetá-lo tanto.
Neste momento, converse bastante com as pessoas mais velhas. Pergunte sobre sua infância e adolescência, reveja fotos antigas e relembrem momentos que trazem boas recordações. Além de melhorar o humor de todos, momentos como esse oferecem positividade e conexão familiar.
Você também pode pensar em assistir filmes em família, inventar novos jogos ou jogar algumas partidas dos que já existem. Isso ajuda a passar o tempo e esquecer um pouco dos problemas. Tente não focar o tempo todo em notícias e assistir coisas que tragam felicidade e momentos divertidos.
O que fazer quando estou longe do idoso na quarentena?
Se o idoso estiver em uma casa de repouso ou morando em um lugar distante, ligue com frequência. Aproveite a tecnologia para realizar chamadas de vídeo. Troque mensagens durante o dia e o incentive a continuar fazendo as coisas que gosta, como dançar, cantar ou assistir filmes.
No Residencial Bem Viver oferecemos diversas atividades durante o dia para que nossos moradores possam continuar se distraindo e se divertindo nesse período de quarentena. Nossos profissionais estão seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde e todos os serviços oferecidos são com o intuito de manter a saúde e o bem-estar de todos.
É normal que neste momento de distanciamento, não só o idoso como todos nós ficamos tristes por não ver nossos familiares e mudar a rotina bruscamente. Mas vale ressaltar que é uma medida provisória temporária. Quanto mais pessoas aderirem, mais rápido poderemos estar juntos.
10/07/2020