(11) 3473-3831 (11) 97465-4163

Você sabe o que é artrose e como tratar?

Texto por Débora Ildefonso

Geralmente as pessoas associam envelhecer a problemas de saúde como dores no corpo, visão danificada, respiração afetada e todos os outros males de um corpo fragilizado pelo tempo. Mas é importante conhecer esses problemas e saber como tratá-los de maneira adequada para ter uma melhor idade saudável e cheia de energia. Uma das doenças que atinge cerca de 85% dos idosos acima de 75 anos, é a tão conhecida artrose. Mas você sabe como tratar para evitar dores e problemas maiores? 

O que é a artrose?

O nome verdadeiro é osteoartrite, mas é popularmente conhecida como artrose. Sua característica principal é o desgaste das articulações e isso pode ocorrer em qualquer parte do corpo, principalmente joelhos, quadris, mãos e costas. As causas do problema estão ligadas a obesidade, sedentarismo ou a prática excessiva de exercícios de alto impacto – como futebol, por exemplo. 

E os sintomas? 

Pessoas com menos de 40 anos já podem apresentar sinais de artrose, que podem ser vistos em exames de imagem. Mas, apenas depois dessa idade que os sintomas começam a aparecer com mais força, já que a evolução é lenta, mas vai piorando com o passar dos anos. Nem sempre os sintomas aparecem, mas quando são perceptíveis estão relacionados a dores nas articulações, inchaço, rigidez e rangidos pelo corpo. 

Como tratar a artrose?

Existem formas simples de tratar a doença e evitar as dores que ela causa. A prática de exercícios físicos fortalece os músculos, já que a movimentação tem uma ação anti-inflamatória, que alivia as dores e reduz os impactos da doença. Uma alimentação balanceada e rica em ferro e zinco também previne contra os sintomas da doença. Mas é importante lembrar que tanto os exercícios, como a alimentação e a medicação, devem ser acompanhados por profissionais da saúde. 

Aqui no Residencial Bem Viver, temos enfermeiros à disposição por 24h para atender idosos com essa e outras necessidades especiais. Além disso, nós incentivamos os exercícios físicos, pois entendemos a importância da movimentação do corpo, afinal, o sedentarismo pode acarretar diversos problemas. 

É muito importante que o idoso com problemas de saúde como artrose tenha o acompanhamento contínuo que a nossa casa de repouso pode oferecer. Venha conhecer o melhor residencial para idosos da Mooca. Entre em contato com nossa equipe e agende sua visita. 

21/11/2019

Orçamento Rápido