(11) 3473-3831 (11) 94795-3935

Você sabe qual a diferença de Home Care e Casa de Repouso?

Ter um idoso em casa exige atenção para alguns cuidados especiais e gera angústia nos familiares que possuem uma rotina mais agitada e cansativa. Por isso, muitos começam a pesquisar sobre cuidadores ou casa de repouso para que os mais velhos tenham uma qualidade de vida melhor.

Mas ainda assim, a dúvida que paira sobre os familiares é: será melhor que o idoso fique em uma casa de repouso ou que tenha um cuidador em casa? Vamos te apresentar as diferenças de cada um para que você entenda com mais facilidade e qual é o melhor para o seu velhinho. Primeiro, é preciso entender as necessidades do idoso, como a alimentação, a atenção necessária, se ele é independente ou se precisa de um acompanhamento 24h para diversas situações. Cada detalhe sobre a rotina de uma pessoa mais velha é importante para tomar uma decisão como essa.

Por exemplo, muitos idosos saudáveis e independentes preferem morar em uma casa de repouso onde podem ter companhia e pessoas para conversar, considerando a vida moderna da família que tem como principal consequência a ausência constante. Porém, às vezes eles preferem estar na instituição apenas durante o dia ou durante a semana, voltando para a família no final do dia e nos fins de semana, o que é possível em boa parte das casas de repouso.

Já em situações em que o idoso é completamente dependente de cuidados especiais, como casos de pessoas acamadas, os familiares costumam investir em home care, ou seja, prefere que o cuidador esteja na residência com o idoso ao invés de optar por casas de repouso. Isso se dá ao fato de que a cama precisa ser especial e os horários são muito regrados, trazendo mais segurança ao familiar o fato de estarem dentro de sua casa.

A Casa de Repouso

As casas de repouso possuem como característica o fato de serem locais responsáveis não só pela moradia, mas também pela saúde e bem-estar do idoso. Aqui na Residencial Bem Viver, por exemplo, temos profissionais disponíveis 24h para todos os tipos de cuidados especiais como medicações controladas ou suporte para alguma necessidade. Além disso, trabalhamos com foco na qualidade de vida, oferecendo ambiente externo amplo, companhia, jogos que estimulam a memória e dinâmicas psicológicas que desenvolvem a auto-estima e a independência.

É um serviço que proporciona segurança, confiança, novas amizades e a possibilidade de estar em um local calmo e adaptado para as necessidades de uma pessoa idosa. Cada detalhe é muito importante para cuidar de uma pessoa mais velha, então o maior ponto positivo das casas de repouso é a quantidade de profissionais que estarão atentos, assim, é impossível que qualquer situação não seja percebida, garantindo que o idoso estará seguro o tempo todo.

Home Care

Como falamos, é preciso estudar bem as necessidades do idoso antes de optar pela casa de repouso. O Home Care é recomendado para quem depende 100% de uma pessoa, neste caso idosos em situações de cama ou com machucados externos. Porém, aqui o cuidado é redobrado: além de colocar uma pessoa dentro da sua casa, você está confiando cuidados que exigem muita atenção nas mãos de alguém. Pesquise bem as referências do profissional e suas especializações para evitar imprevistos.

Apesar dos cuidados serem extremamente focados no idoso, ele pode se sentir sozinho, afinal sua família não está presente e o cuidador pode não ser tão íntimo. A diferença de idades também pode deixá-lo um pouco deslocado no caso do home care. Caso seja a melhor opção para você, é sempre bom pensar no tempo que passará na residência com o idoso para que ele não se sinta abandonado, desenvolvendo ainda mais problemas como a depressão.

E aí, já sabe qual a melhor opção?

Se ainda tiver dúvidas sobre a melhor opção para o idoso, nossa dica é visitar casas de repouso e conversar agências de Home Care e entender qual traz mais confiança e conforto para você. Venha visitar a Residencial Bem Viver, a melhor casa de repouso da Mooca e descubra os lados mais positivos de uma instituição como a nossa.

24/01/2020

Orçamento Rápido